Correção do exercício do curso gratuito do Excel 2003 - 12ª aula

logo Excel


Nesse artigo iremos corrigir o exercício do nosso curso do Excel 2003 que publiquei semana passada para relembrar um pouco do que vimos até agora.

Antes de fazer essa correção é lógico que preciso que você tenha feito a planilha, caso você não tenha tentado fazer o exercício recomendo que faça o link é esse http://www.marvin7.com/2010/02/exercicio-do-curso-gratuito-do-excel.html.

Veja a planilha de controle de estoque.

controle de estoque

A correção:

Nesse exercício o mais fácil foi calcular a quantidade final (em estoque), pois era só subtrair a quantidade vendida da quantidade inicial , a fórmula ficaria assim =B4-E4 , para preencher as demais células da coluna basta ir alterando o endereço das células, faça algumas e se quiser pode preencher as outras usando a alça de preenchimento (como expliquei na aula do nosso curso http://www.marvin7.com/2010/02/alca-de-preenchimento-curso-gratuito-do.html ).

Para sabermos como foram nossas vendas usamos a fórmula SE , com ela queríamos saber se tivemos uma boa ou péssima venda de cada produto, usamos como parâmetro de comparação a quantidade vendida com a meta de vendas . A fórmula ficou assim =SE(E4<D4;"péssima venda";"boa venda") .

Para saber se o estoque está baixo e devemos fazer pedidos das mercadorias usamos novamente a fórmula SE , como parâmetro usamos a quantidade final (que é o que sobrou) e o limite mínimo (que é a quantidade mínima que devemos ter no estoque). A fórmula ficou assim =SE(F4>=C4;"não pedir";"pedir") . Como fizemos no cálculo da quantidade final sugiro que você faça algumas para praticar, depois se quiser use a alça de preenchimento para copiar automaticamente as fórmulas para as demais células.

Veja na imagem abaixo os resultados:

controle de estoque corrigido

Veja as aulas anteriores do curso gratuito do Excel e também do Word.

Faça o Download da planilha Controle de Estoque já com os resultados de hoje.

Assine nosso RSS feed, se preferir você pode receber nossas novidades por e-mail, sem preocupação pois é tudo de graça, veja nossos links no alto da nossa barra lateral.

Marcos Vinícius de O. Silva - MarVinOliveiraS
Instrutor de Informática - Téc. em Informática
www.marvin7.com


0 comentários:

Postar um comentário