Alça de preenchimento – Curso Gratuito do Excel 2003 10ª aula


Nesta aula veremos como utilizar a alça de preenchimento, que é aquele pequeno quadrinho que fica posicionado no canto inferior direito de uma célula selecionada e ainda veremos um poco sobre referencias absoluta e relativa. Esse recurso é muito útil, pois ela possibilita uma economia de tempo.Veja na imagem o que é a alça de preenchimento.





Hoje utilizaremos a planilha “folha salarial” digitada na 9ª aula do nosso curso gratuito do Excel 2003 , se você a salvou é só abrir, caso contrário recomendo que você faça essa aula, que é muito importante. Veja na imagem abaixo a planilha, acrescida da coluna bônus que utilizaremos nessa aula.


Na coluna Bônus iremos calcular uma bonificação para os funcionários, essa é de 10% sobre o salário inicial sem incluir as comissões. Para fazer isso vamos utilizar a seguinte fórmula =B4*0,1 , como disse em aulas anteriores quando se trabalha com percentuais não é recomendado inserir símbolo % nas fórmulas. Ao digitar a fórmula e teclar ENTER, o valor que aparecerá será R$ 150,00.

Como já víamos fazendo nas aulas anteriores, para preencher as demais células utilizaríamos a mesma fórmula alterando somente o endereço das células, e a segunda ficaria assim =B5*0,1 . Só que teríamos que fazer todas as demais manualmente, nas planilhas que utilizamos nas nossas aulas isso não é um grande problema devido elas serem bem resumidas, no entanto em planilhas maiores essa tarefa se tornaria extenuante, para evitar essa perda de tempo é que existem recursos como a alça de preenchimento.

Para usar a alça de preenchimento basta você selecionar a célula B4 , posicionar o cursor do mouse sobre a alça até que ele se transforme em uma pequena cruz preta ( + ), nesse momento basta você clicar segurar e arrastar para baixo até a célula D9 . Note que os resultados foram preenchidos, não somente os resultados como também as fórmulas foram atualizadas, para ver isso basta selecionar a célula D5 e observar a Barra de Fórmulas ( funções ), e lá você verá que a fórmula ficou assim =B5*0,1.


Até aí sem problemas, nós realmente precisávamos que o endereço da célula fosse alterando, por que se tratava de uma referencia relativa, e se quiséssemos que o endereço fosse fixo? Isso também é muito simples, basta acrescer o cifrão ($ ).

No Excel o cifrão é adicionado para criar uma referencia absoluta , isso quer dizer que por mais que você utilize a alça de preenchimento clicando e arrastando tanto nos sentidos verticais ou horizontais a(s) linha(s), coluna(s) ou célula(s) não serão alteradas.

Ele deve ser adicionado antes da letra da coluna, para que quando você usar a alça de preenchimento a coluna não seja alterada (por exemplo: $E1), deve ser adicionado antes do número da linha para que este não se altere (por exemplo: E$1) e deve ser inserido antes dos dois para manter o endereço da célula inalterado (por exemplo: $E$1).

Vamos ver agora na nossa planilha como funciona a referência fixa. Apague os bônus que calculamos anteriormente e insira o conteúdo das células D1, D2, E1 e E2, sua planilha deve ficar como a da imagem abaixo:


Com base na imagem anterior, acredito que deu para entender que agora iremos dar 10% de bônus para os funcionários que tem um salário inferior a R$ 1500,00 e 15% aos que tem um salário igual ou superior a R$ 1500,00.

A fórmula ficará assim =SE(B4<1500;B4*($E$1/100);B4*($E$2/100)) .

Na fórmula utilizamos tanto referências absolutas ($E$2 e $E$1) quanto referências relativas (B4), isso porque precisamos que os endereços das células das porcentagens não se alterem(E1 e E2) e que a célula do salário (B4) se altere, afinal queremos calcular o bônus de cada funcionário baseados em uma só regra.
Agora que já calculamos o primeiro valor é só utilizar a alça de preenchimento para preencher as demais. Feito isso observe os resultados na imagem abaixo, note também como ficou a fórmula da segunda célula, observe que somente a célula do salário se alterou como pretendíamos.


Nessa aula aprendemos a utilizar recursos muito importantes, portanto se não entendeu alguma coisa revise-a, se mesmo assim não entender algo poste seu comentário que tentarei te ajudar.

Se você não acompanhou as aulas anteriores sugiro que você faça isso agora, elas possuem conteúdos indispensáveis para sua introdução e avanço no Excel, veja os links:


Faça o download da planilha Folha de pagamentos feita nessa aula.

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